Em conflito


Esse não é um momento ruim. Muito pelo contrário, é o melhor de todos os momentos. Um momento de dúvidas que me fazem pensar, e ser pensante é umas das maiores virtudes humanas. Não existem conclusões que nunca tenham sido dúvidas.
Não nego que às vezes fico sem saber o que fazer, ou que meu mundo esteja cada vez mais confuso. Tento me afastar de tudo, deixar todos livres de mim. Tento ficar calado para não fazer com que outros caiam na minha realidade, na realidade do mundo em si. Muitos preferem fechar os olhos e enxergar apenas o mundo dentro de nós, o que é muito bom, pois viver em uma realidade criada em nossa consciência é melhor que se decepcionar o tempo todo.
Há um conflito entre razão e sentido dentro de mim, não desejo isso para todos, mas quero que saibam o quanto isso é bom e tão complicado ao mesmo tempo. Oh, ta vendo? Bom e complicado, sempre há um conflito entre alguma coisa e eu não consigo fugir disso e nem fingir que está tudo bem.
Não posso negar a minha incompetência em não saber lidar com meus próprios sentidos, porém, também não nego o fato de eu está procurando uma resposta racional para tudo. A verdade é que para toda pergunta existe uma resposta, e toda resposta vem de um conhecimento limitado ou de uma visão própria do assunto em xeque, isto é, há sempre uma grande chance de erro. Então encontro outro problema. Se em toda resposta racional existe um erro, mesmo que seja mínimo, como posso ficar quieto sem encontrar uma boa desculpa para esse erro? E é nesse momento que surge o sentido, o único lugar onde posso encontrar uma boa explicação.
Por sentido entende-se aquilo que realizamos sem precisar ser tão racional, ou seja, fazemos ou procuramos aquilo que vai nos dar prazer por meio físico e material, e, na maioria das vezes, deixamos de pensar com mais rigorosidade, isto é, deixamos a razão de lado. Sabemos, por exemplo, que a hidroxila contida no composto do álcool causará o envelhecimento de nossas células através de um processo químico, quer dizer, morreremos mais rápido por isso e mesmo assim muitos, como eu, ainda consomem bebidas alcoólicas por puro prazer de sentir aquela sensação de êxtase. Sem contar as relações entre os sexos, quando uma pessoa pode se apaixonar por outra totalmente diferente e cheia defeitos que você não suportaria se não a amasse tanto.
Concluo, então, que os sentidos é a maior causa de nossos erros. Eu nuca iria querer ter tanto um carro se eu nunca tivesse visto um, e nunca ficaria tão deprimido por não conseguir um emprego que me der condições de ter um. Nunca desejaria ter alguém se eu não pudesse tocá-la, sentir seu cheiro ou escutar sua voz, por isso nuca ficaria triste em não conseguir conquistá-la.
O conflito entre razão e sentido existe em todos nós, só que eu me incomodo com isso. Na minha concepção um ser humano só poder ser realmente feliz quando encontrar uma forma de separá-los. Assim, por exemplo, um homem poderá admirar uma linda mulher por suas virtudes, mas sem desejar tê-la na cama e vice versa. Dessa maneira, também encontrará respostas verdadeiramente racionais pros mistérios da vida. Saberá, então, que, de certo modo, todos nós somos divididos por duas partes: a razão, que corresponde à parte que é feita para analisarmos algo “em si”. E os sentidos, feito para aproveitarmos o mundo material, físico e carnal, o que nos leva a maiores probabilidades de erros, pois através dos sentidos analisamos o mundo “em nós” de forma que achemos que tudo deve nos dar prazer.
A mistura entre essas duas partes está me fazendo mal como se eu estivesse misturando óleo e água dentro de uma frigideira quente. Porém, sendo racional, vejo uma forma de tirar proveito deste momento que servirá para o resto da minha vida. Mas esse foi só mais um momento de reflexão para expressar o que to “sentindo”. Perdoe-me pela minha indolência em procurar um assunto sobre o qual todos gostariam de ler, mas eu precisava falar um pouquinho sobre meu mundo confuso.
Sidney Vasconcelos