O Mundo de Sofia.


Bom... Ironicamente, não vou filosofar falando deste livro de filosofia, quer dizer, é mais que um livro de filosofia.
Sei que várias pessoas já leram, mas àqueles que ainda não leram, eu o recomendo. É que nos faz refletir sobre perguntas intrigantes. Obviamente que algumas teses são absurdas, mas deve-se levar em consideração que muitos desses “malucos pensantes” viveram em épocas em que perguntas como ‘qual seu tipo sanguíneo’ seria algo totalmente fora de cogitação, haja vista que nem havia classificações(A, B, O, e Rh+ ou -). Porém sabemos que para uma grande descoberta alguém tem que dá o primeiro passo.
Para retratar a filosofia através da história em O Mundo de Sofia, o autor Jostein Gaarder usa uma ficção na qual uma garota, Sofia, que está prestes a completar seus 15 anos recebe aulas de Alberto, professor de filosofia. Mas prefiro não entrar em mais detalhes sobre a história de Sofia e Alberto, pois, logicamente, é muito melhor para vocês lêem o livro. Quero apenas ressaltar alguns pontos tratados em O Mundo de Sofia.
O primeiro deles é a origem do universo. Um tema muito complexo que vai da dúvida se tudo nasceu mesmo de um átomo, ou se tudo foi criado por Deus. Mas se Deus criou tudo, quem criou Deus? É possível algo nascer do nada? Bom, não sou eu quem vai responder esta pergunta. É complicado para eu comentar em um blog todos os temas abordados neste livro, mas se fosse para colocar em um conjunto de forma tabular e de intervalos os temas que, para eu, são mais marcantes...
Ficaria assim:
Mundo de Sofia= {... Somos uma estranha criatura, Os Mitos, Natureza,O amor, Nada pode surgir do nada, Tudo em tudo, Teoria atômica, O destino, A arte do diálogo, Existem o certo e o errado?, O que é belo?, O que é verdadeiro?, O que é bom?, O mundo das idéias, O verdadeiro conhecimento, Uma alma imortal, As características das coisas, A causa final, Lógica, Ética, A visão da mulher, Religião x filosofia x ciência, Misticismo, Jesus, Consciência, Razão, A interpretação dos sonhos, Um ser perfeito, Coincidências, Qual o sentido da vida?, O sobrenatural, Sentidos...}, mas falando de suas aplicações na vida seria válido dizer que M.S= ]-oo, +oo [ .

Acho que eu teria de escrever outro livro para comentar sobre os temas abordados em O Mundo de Sofia, que é sem dúvidas um livro pra vida toda. Porém, não podemos esquecer que a história segue, e certas coisas devem ficar para trás.

2 comentários:

  1. gostei do blog vou acompanhar
    e sobre o livro nunca li
    apesar de jah ter ouvido falar bastante

    ResponderExcluir
  2. O Mundo de Sofia é um livro legal pra quem inicia no caminho da filosofia, porém as grandes questões abordadas são de melhor proveito vistas naqueles q as abordaram primeiramente. No decorrer da historia vc encontra grandes pensadores q com mais detalhes vão abordar as questões INICIADAS em "O mundo de sofia", que nao passa de um péqueno romance que temos a possibilidade de tirar dele algumas reflexões!

    obs: Malucos pensantes é a P...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir